Texto 1: Os Mercados de Energia Europeus e Americanos


- Auores:   Nivalde José de Castro, Roberto Brandão, Carlos Rufín, Isabel Soares, Antonio Fraga Machado, Victor Gomes, Ana Carolina Chaves, André Cortes, Pedro Vardiero, Marcelo Maestrini e Paola Dorado.
- Data: novembro de 2019


  "Mercados de Energia Americanos e Europeus"
O texto apresentado aqui faz um apanhado de duas experiências internacionais relevantes de estruturação de mercados de energia. Ele apresenta as características básicas, a regulação e a infraestrutura financeira dos mercados de energia da Europa e dos EUA.
Os mercados de energia são entendidos, aqui, no sentido largo, incluindo os mercados físicos, a negociação de derivativos em bolsas de commodities e a contratação bilateral, inclusive aquela realizada fora de mercados organizados. Nesta acepção larga do termo mercado de energia, cabem infraestruturas e modalidades de contratação compreendidas sob a regulação financeira e sob a regulação elétrica, tanto na Europa, como nos EUA. Trata-se de uma situação bastante diversa da realidade brasileira, em que o mercado de energia está todo sob a égide da regulação elétrica.



Abrir documento

  Video: Os Mercados de Energia Europeus e Americanos
  Seções:
  00:00:25 - Regulação elétrica e regulação financeira em mercados de energia
  00:01:56 - Os mercados elétricos europeus
  00:12:55 - Os mercados elétricos norte-americanos
  00:20:10 - Comparação entre os mercados de energia europeus e norte-americanos
  00:12:55 - Conclusões