PROJETO BOLSA DE ENERGIA |
O parque gerador brasileiro tem como característica marcante a fortíssima presença de geração renovável – hídrica, tradicionalmente, e mais recentemente também biomassa, eólica e solar. Assim, a estrutura de custos do parque gerador está centrada em usinas que têm somente custos fixos. As usinas termoelétricas com custos variáveis expressivos têm participação reduzida na capacidade instalada total e, em anos de hidrologia favorável ou normal, tendem a apresentar alto grau de ociosidade.
Um parque gerador com uma estrutura de custos de produção fortemente centrada em custos fixos representa um desafio para o desenho de um mercado de energia. O preço de curto prazo tende a ser ínfimo em situações de abundância de energias naturais, podendo subir a patamares altíssimos em situações de escassez. Esse preço de curto prazo muito volátil e tendendo a extremos dá um sinal econômico problemático. O desenho de mercado para sistemas com estas características é um desafio, pois os padrões de estruturação de mercados onde a geração termoelétrica é dominante tendem a não funcionar adequadamente.
Além do vídeo sobre Desenhos de mercado em sistemas com grande participação de renováveis, está disponível uma apresentação sobre o tema e o texto original.
Referência Bibliográfica:
CASTRO, Nivalde de; BRANDÃO, Roberto; MARCU, Simona; DANTAS, Guilherme. Mercados de energia em sistemas elétricos com alta participação de energias renováveis. TDSE - Textos de Discussão do Setor Elétrico nº 31. Rio de Janeiro: GESEL/UFRJ, 2011.
CASTRO, Nivalde de; BRANDÃO, Roberto; MARCU, Simona; DANTAS, Guilherme. Market design for electrical systems where renewables are a growing presence. TDSE - Textos de Discussão do Setor Elétrico nº 31. Rio de Janeiro: GESEL/UFRJ, 2011.