PROJETO BOLSA DE ENERGIA |
Em um momento em que se discutem possíveis aprimoramentos para o mercado de energia, é importante ter em mente os diversos desenhos de mercados já testados na prática. As possiblidades que a experiência internacional fornece são muitas: há mercados mais liberalizados que outros; há mercados baseados em contratação de energia apenas no curto prazo enquanto outros estão centrados em contratação de energia em prazos dilatados; há mercados em que o gerador é remunerado pela energia gerada e por disponibilizar capacidade ou confiabilidade ao sistema; há mercados em que o mecanismo de conciliação de diferenças é estruturalmente importante e outros em que ele tem caráter residual.
O estudo apresentado aqui percorre a experiência internacional com foco em desenhos de mercado em que o gerador tem previsibilidade sobre ao menos parte de suas receitas. O critério de seleção foi motivado pelas características do mercado brasileiro que associa uma necessidade de expansão da geração significativa, que requer previsibilidade de receitas, a um parque gerador com uma estrutura de custos com forte predominância de usinas com custo marginal nulo ou muito baixo e que, por isso, tende a ter preços de curto prazo extremamente voláteis.
Assista ao vídeo com uma explicação dos principais argumentos do texto: Análise Comparativa Internacional de Desenhos de Mercados Atacadistas de Energia. Também está disponível uma apresentação sobre o tema.
Referência Bibliográfica:
CASTRO, Nivalde de; BRANDÃO, Roberto; DANTAS, Guilherme; VARDIERO, Pedro; DORADO, Paola. Análise Comparativa Internacional de Desenhos de Mercados Atacadistas de Energia.0
In: CASTRO, Nivalde de; BRANDÃO, Roberto. Regulação Econômica da Geração Termoelétrica: Formas de Contratação e Metodologia de Cálculo do Custo de Operação. Rio de Janeiro: Publit, 2018. Cap. 4. p. 127-175.